quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Jogo que favorece o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual.


PROJETO  SUDOKU  
Professora : Marcia Demchuk
Área do conhecimento: Matemática
Período: No mínimo 4 aulas

O Sudoku pode ser trabalhado com a maioria das crianças, pois tem diversificados níveis: fácil, médio e difícil, bem como variadas formas de aplicativos, como com as formas geométricas, numerais, animais, plantas, letras, dentre outros.

OBJETIVO
§             Desenvolver o raciocínio lógico matemático, trabalhar a concentração, paciência e a competência para a resolução de problemas.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

1ª fase
Iniciar com o jogo no tabuleiro feito de material E.V.A 30 x 30 divido em 9 partes iguais, contendo 9 peças (3 peças de cada forma geométrica) , neste foram utilizados, circulo, triângulo e quadrado e o objetivo era colocar todas as formas sem repetir nem na linha, nem na coluna (eu mesma confeccionei, e pode ser feito pelos próprios alunos).



2ª fase
Aumentar para 16 partes iguais e 16 peças, acrescentar mais uma forma, neste caso foi o retângulo (4 peças de cada forma geométrica), mesmo procedimento colocar todas as peças sem repetir nem na linha, nem na coluna.


3ª fase
As duas fases anteriores agora passadas para a folha de papel, onde a criança vai desenhar as formas geométricas (mesma regra).


4ª fase
Em folha de papel utilizando numerais, completar cada linha e coluna do 1 ao 4  sem repetir.






3



3



1

2



3


3




2

5ª fase: Agora incluir os quadrantes começar com  4 x 4 para entender que não pode repetir números na linhas, colunas e também nos quadrantes.



6ª fase: Passar para 6x6.


7ª fase
Jogo completo: completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números do 1 ao 9 sem repetir.
Quando conseguirem chegar nesta fase final é só ir mudando os níveis.



CONCLUSÃO
Apesar de ser um jogo bem simples principalmente nas primeiras fases, o mesmo é divertido e o professor pode usar diferentes temas, fazendo apenas as adaptações.
            O jogo também melhora a capacidade de argumentação porque para colocar um número o aluno precisa justificar seu palpite, se ele simplesmente “chutar” vai perceber mais para frente que não conseguirá encontrar a solução.
            Muito interessante e rico trabalhar esse projeto porque é possível visualizar os avanços da criança, ou seja, até onde cada uma consegue chegar, respeitando sempre seus limites. com essa atividades alguns alunos conseguem chegar até o jogo completo e fazer sozinhos, outros já tem dificuldade até mesmo para sair do concreto.
Temos a opção de fazer em folha ou no computador (online), utilizo mais o endereço http://escolovar.org/mat_sudoku1.htm